Plano de vacinação do seu gatinho

03-03-2020

Sabe quais as vacinas que o seu gatinho necessita? O plano de vacinação é muito importante para o proteger contra doenças que podem ser mortais.



Quando é que o gatinho deve iniciar o plano vacinal?

A partir das 8 semanas os gatinhos devem iniciar o plano de vacinação no médico veterinário. Até esta idade, os gatinhos estão relativamente protegidos através dos anticorpos maternos adquiridos através do colostro.

Assim que ocorre o desmame, os gatinhos começam a ficar desprotegidos gradualmente e é a fase mais critica para contraírem infeções. O mais indicado é manter o seu gatinho protegido até iniciar as vacinas, e logo que possa consulte o seu médico veterinário.

Como é o plano de vacinação dos gatinhos?


Vacina Trivalente Felina


A primeira vacina é dada aos gatinhos às 8 semanas e devem levar reforços dessa mesma vacina com intervalos de 3 a 4 semanas até atingirem os 4 meses de idade. A partir do último reforço da vacina passam a levar apenas uma vacina anual de reforço.

Esta vacina é por norma dada a todos os gatinhos, tenham ou não acesso ao exterior, e protege-os contra três doenças: panleucopenia felina, calicivirose felina e herpesvirose felina.

Se iniciarem o plano de vacinação em idade adulta necessitam de levar duas doses dessa vacina intercaladas por 4 semanas.

Vacina da Leucemia Felina

Existe uma outra vacina, a vacina contra a leucemia felina, que não é dada, por norma, a todos os gatinhos, mas apenas aos que se encontram em grupo de risco. O vírus da leucemia felina (FeLV) é um vírus que se transmite através de secreções de felinos infetados, normalmente gatos de rua.

São considerados, então, grupos de risco, gatos que têm acesso ao exterior ou que convivem com outros gatos com estatuto de FeLV positivo conhecido.

Esta vacina só deve ser administrada após o despiste da doença, uma vez que gatos positivos não têm qualquer benefício em serem vacinados. O teste é feito através de análise ao sangue.

Esta vacina também exige, durante o primeiro ano de vacinação, um reforço passado um mês, e depois deve ser avaliado o risco de exposição, mas por norma, o reforço é também dado anualmente, desde que os gatinhos continuem a pertencer a grupos de risco.

Vacinar o seu gatinho protege-o contra doenças mortais e que podem provocar graves sequelas. Assim, opte por prevenir através da vacinação evitando que o seu felino fique doente.

Informe-se connosco acerca do plano da vacinação do seu melhor amigo e marque já!




Dr.ª Patrícia Azevedo | Médica Veterinária  

Centro Veterinário de Adaúfe - Cuidamos do seu melhor amigo
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora