Covid-19: Cuidados a ter com o seu patudo

03-04-2020

A covid-19 é uma doença provocada pelo um coronavírus denominado por SARS-CoV-2, que afetou vários países a nível mundial e é considerada uma pandemia pela OMS (Organização Mundial de Saúde).

Como se transmite a covid-19?

A via de contágio é através do contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies e objetos contaminadas.

A contaminação ocorre através de gotículas libertadas pelo nariz ou boca quando as pessoas tossem ou espirram. Esta gotículas podem ficar suspensas no ar e atingir diretamente a boca, nariz e olhos de outras pessoas, ou então, depositarem-se nos objetos ou superfícies que, por sua vez, infetam as pessoas se estas tocarem nos objetos e depois nos seus olhos, nariz ou boca.

Os nossos animais de companhia podem transmitir o vírus?

Segundo a OIE (Organização Mundial de Saúde Animal) não existem até agora evidências de que os nossos animais de companhia (cães e gatos) possam ser responsáveis por transmitir o vírus, nem entre eles, nem às pessoas. O único meio de contágio conhecido é humano para humano.

Os nossos animais de companhia podem ser contagiados pelo vírus?

Foram, recentemente reportados, 3 casos de situações de possível contágio entre humanos e animais, sendo que, segundo a informação cientifica disponível, os casos foram únicos. Foram testados muitos outros animais para o novo coronavírus que conviviam com pessoas infetadas, e o resultado para infeção foi negativo.

Assim, para já, estes casos foram únicos isolados e não apresentam grande relevância, até porque nenhum dos animais apresentou sintomas e as autoridades de saúde mundial continuam a afirmar não haver nenhum indicio de que os animais sejam responsáveis pela disseminação do vírus.

Que cuidados devo ter com o meu animal de estimação durante este surto?

Apesar de segundo a OMS E OIE, os animais de companhia não desempenharem um papel na disseminação do vírus, devemos tomar algumas medidas de higiene e limpeza com os mesmos.

Ainda que o contagio, infeção e disseminação do vírus em animais não ocorra, sabemos que as partículas infeciosas do vírus podem alojar-se em objetos ou superfícies. Assim, o pelo dos animais pode servir como uma superfície/ objeto, caso uma pessoa infetada esteja disperse essas partículas.

Cuidados preventivos

Os cuidados preventivos, referem-se a pessoas que não estão infetadas pelo vírus, mas devem ter uma higiene e desinfeção diária para impedir possível contágio. Relativamente aos animais de companhia essas medidas são:

  • Evitar beijar o seu melhor amigo ou que este o "beije" a si (o que sabemos ser muito difícil no dia-a-dia com contacto próximo e intimo com os nossos patudos);
  • Lavar bem as mãos e desinfetar antes e depois de manusear os animais;
  • Lavar/ desinfetar as patas dos animais depois destes irem à rua;
  • Evitar ao máximo as saídas do seu melhor amigo para a via pública (tanto sozinho como acompanhado) e quando voltarem limpá-los.
  • Evitar que pessoas fora do agregado familiar tenham contacto próximo com o animal.

Cuidados caso esteja infetado

Caso esteja infetado com covid-19, o aconselhado é que os seus animais de companhia sejam tratados por uma outra pessoa que esteja saudável, e não deve ter contacto com os animais durante o período em que se encontra em isolamento.

Caso não tenha ninguém que possa tratar do seu melhor amigo, todas as medidas de proteção devem ser tomadas ao manusear o seu cão ou gato, tal como estivesse em contacto com uma pessoa. Deve utilizar luvas e máscara e lavar e desinfetar bem as mãos antes e depois de manusear o animal.

Como lavar e desinfetar as patas do meu animal de estimação?

Pode lavar as patas do seu cão com soluções de lavagem, pode utilizar soluções à base de clorexidina ou champô específico para animal. Lave as patas especialmente na região palmar e esfregue durante 0 a 30 segundos, tal como quando lava as suas mãos, uma vez que o vírus, é assim, facilmente destruído.

Nunca utilize soluções à base de álcool pois ressequem a pele do seu melhor amigo e caso este lamba as patas, pode também trazer consequências para a sua saúde. Lixívia também nunca deve ser utilizada para desinfetar as patas do cão, sendo que corre o riso de causar queimaduras químicas graves.

Após a limpeza e desinfeção das patas do seu não se esqueça de lavar bem as suas mãos e desinfetá-las, conforme indicação da OMS.





Dra. Patrícia Azevedo | Médica Veterinária


Centro Veterinário de Adaúfe - Cuidamos do seu melhor amigo
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora