10 Razões para esterilizar o seu animal de companhia

30-01-2020

A esterilização em fêmeas e em machos tem vários benefícios para a sua saúde, e pode, inclusive, aumentar a esperança média de vida. Conheça as razões pelas quais o seu melhor amigo deve ser esterilizado.

O que é a esterilização?

A esterilização nas fêmeas, ou castração nos machos, consiste na remoção dos órgãos reprodutores para impedir a sua reprodução. Existem várias técnicas tanto nos machos como nas fêmeas mas as mais comuns são as seguintes:

  • Ovariohisterectomia: remoção de ovários e útero das fêmeas (gatas ou cadelas), que é a prática mais comum em Portugal;
  • Ovariectomia: remoção dos ovários nas fêmeas (gatas ou cadelas);
  • Orquiectomia: Remoção dos testículos nos machos (cães ou gatos), prática mais comum utilizada em machos hoje em dia;
  • Vasectomia: Ligação do canal deferente, que impede que o macho engravide as fêmeas. É uma técnica pouco utilizada em animais, pois tem menos vantagens em termos de saúde do que as restantes.

A melhor técnica para o seu animal é aquela que o seu médico veterinário indicar, tendo em consideração vários fatores. Se tiver alguma dúvida acerca dos procedimentos de castração ou esterilização contacte-nos, de forma a explicarmos todo o procedimento e opções.

10 Razões para esterilizar o seu animal de companhia

1.  Aumenta a esperança média de vida

Tanto na espécie felina como canina, indivíduos esterilizados têm, em média uma maior esperança média de vida. Este facto pode dever-se a um conjunto de fatores, uma vez que a castração previne, elimina e reduz o aparecimento de muitos problemas que podem levar os animais à morte.

Assim, se pretende que o seu melhor amigo dure o máximo tempo possível, opte pela esterilização.

2. Reduz a probabilidade de aparecimento de tumores mamários

A maioria dos tumores mamários em fêmeas são induzidos por hormonas sexuais. Cadelas e gatas não castradas, têm grande probabilidade de virem a desenvolver tumores mamários.

O risco reduz para perto de 0% caso a esterilização, tanto em cadelas como em gatas, seja antes do primeiro cio. Ainda que a partir do primeiro cio, a redução de aparecimento de tumores não seja tão pequena, existe sempre uma menor probabilidade.

Assim, se ainda não optou por este procedimento lembre-se que ainda vai a tempo de o fazer.

3. Impede as gravidezes indesejadas e ninhadas

O maior problema para os tutores de cadelas e gatas é a possibilidade de estas ficarem prenhes e o que fazer a uma ninhada, especialmente numa altura em que a quantidade de animais para adopção é muito grande e é difícil conseguir arranjar novos tutores para os bebés.

A esterilização nas fêmeas impede e resolve definitivamente esse problema, evitando assim a preocupação do tutor com uma possível gravidez indesejada e diminui as taxas de abandono.

Tutores de cães e gatos machos devem também ter uma atitude responsável, pois apesar de não engravidarem, caso estejam em contacto com alguma cadela com o cio, por exemplo uma cadela errante, podem engravida-la e assim contribuir também para o aumento da taxa de animais abandonados.


4.  Diminui a marcação de território


Esta é uma situação bastante frequente em machos, tanto em cães como em gatos. A maioria das vezes a marcação de território de caráter sexual é através da urina. O que pode ser muito incomodativo para os tutores, especialmente se o animal estiver dentro de casa.
Castrar o macho antes da puberdade, antes de começar a desenvolver este comportamento, leva a que o animal nunca o desenvolva. Caso a castração seja posterior ao comportamento, pode ainda demorar algum tempo até ficar resolvido.

5. Diminui o comportamento agressivo

Muitas vezes os machos envolvem-se em lutas com outros machos devido às fêmeas em cio, por disputas territoriais. Estando o animal castrado, o interesse pela fêmea em cio é perdido, o que leva a uma diminuição de confrontos.
Se o problema de agressividade tiver outra origem que não a disputa sexual, a castração não irá resolver o problema, pelo que deve sempre falar connosco para avaliarmos qual a causa da agressividade.


6. Impede infeções graves que podem levar à morte


Cadelas e gatas não esterilizadas podem sofrer de infeções uterinas graves, piómetras, que podem levar à morte. O tratamento para este problema passa pela esterilização, no entanto, estando o animal com uma grande infeção, os riscos cirúrgicos são grandes.
Assim, esterilizando a sua cadela ou gata precocemente impede que venha a desenvolver uma piómetra.


7. Reduz a probabilidade de hiperplasia da próstata


A maioria dos cães mais velhos não castrados desenvolve hiperplasia da próstata. A hiperplasia da próstata é o aumento do órgão, normalmente benigno, mas que pode trazer grande desconforto, principalmente dificuldade em urinar ou defecar.
A castração resolve o problema e também o previne, portanto deve sempre optar por prevenir através da castração precoce.


8. Diminui o risco de fugas


Fêmeas com o cio ou machos sentindo o cio das fêmeas, têm grande tendência para fugir, ou tentar, de casa, correndo grandes riscos de atropelamento, lutas, ou magoarem-se das mais diversas formas.

9. Elimina o risco de tumores nos testículos


A castração através da orquiectomia, remoção dos testículos, é o método mais utilizado em cães, e portanto, removendo os testículos, a ocorrência de tumores nesses órgãos torna-se impossível.
Os tumores nos testículos são os segundos tipos de tumores mais frequentes em cães, portanto não vale a pena arriscar.


10. Elimina o risco de gravidez psicológica


A gravidez psicológica ou pseudociese pode acontecer nas fêmeas, sendo mais comum em cadelas. Nestas situações, as cadelas, apesar de não estarem prenhes, desenvolvem comportamentos de como se estivessem, chegando mesmo a produzir leite.
As cadelas, neste tipo de situações, acabam por sofrer muito, por stress, ansiedade, podendo mesmo tornar-se agressivas. Fisicamente, este problema também pode levar a complicações, pois o leite que se forma necessita de ser seco, através de medicação apropriada, e caso não o seja, a cadela pode desenvolver graves infeções e inflamações na zona mamária.



Por todas estas razões a castração e esterilização de cães e gatos deve ser ponderada. Se tem alguma dúvida ou pretende saber mais pormenores acerca dos procedimentos e benefícios contacte-nos, e aproveite já para marcar o procedimento.



Dr.ª Patrícia Azevedo | Médica Veterinária  

Centro Veterinário de Adaúfe - Cuidamos do seu melhor amigo
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora